Início Santarem Contraste em Alter do Chão: falta de infraestrutura em ruas muda paisagem...

Contraste em Alter do Chão: falta de infraestrutura em ruas muda paisagem na vila balneária

O período chuvoso não acarretou problemas somente no centro de Santarém, no oeste do Pará, mas também em um dos pontos mais frequentados por turistas: Alter do Chão. As ruas da vila balneária estão com problemas estruturais que têm mudado a paisagem na localidade.

Buracos e sedimentos nas vias são os principais problemas apontados pelos moradores. O presidente do Conselho Comunitário, Carlos Santos, contou à TV Tapajós que três travessas próximas à orla são os principais meios por onde a enxurrada carrega materiais que ficam depositados no principal cartão postal da vila. “Se elas fossem trabalhadas, pavimentadas ou com outro sistema, evitaria que esse material chegasse até à praia”, disse.

Como consequência, o setor hoteleiro tem sofrido impacto porque os trabalhos de recuperação são feitos paliativamente. No fim de 2017 e durante o verão, quando as águas do rio Tapajós baixam e aparece uma faixa de areia, o empresário Pedro Paulo Buchalle registrou como fica a frente da vila com os sedimentos levados durante as chuvas.

“Os danos todos não são necessariamente esses buracos, é a praia. Olhando rapidamente e desatentamente parece que não dá de linkar uma coisa na outra. Como Alter do Chão está em uma subida e tem um rio embaixo como todas as cidades do interior, toda a terra colocada nas ruas não asfaltadas desce com a força das chuvas e aterra a praia. Você encontra uns 10 pontos no centro da vila próximos à praia que não dá de passar carros”, contou.

Os motoristas têm redobrado a atenção ao passar por alguns pontos, principalmente na entrada da vila. “Não só aqui como na estrada que foi recapeada e já está estragada”, finalizou o empresário Gustavo Chaves.

Fonte:G1
Foto: Tv tapajos

COMPARTILHE