Início Santarem Caminhonete cai em rio durante tentativa de embarque no porto improvisado de...

Caminhonete cai em rio durante tentativa de embarque no porto improvisado de Santarém

O resgate de uma caminhonete chamou a atenção de muitas pessoas na tarde desta segunda-feira (12), no porto improvisado da praça Tiradentes, em Santarém, no oeste do Pará. Durante o embarque, o motorista caiu com o veículo no rio Tapajós. Ninguém se feriu.

Testemunhas disseram que o motorista subiu com o veículo na balsa e já estava com ele nas duas pranchas. Na hora do embarque, o navio Amanda Letícia acabou sendo puxado por outra embarcação que estava ao lado, ocasionando o incidente. Ambas estavam amarradas.

A caminhonete é da MIP Engenharia, que presta serviço para uma mineradora em Porto Trombetas. Tripulantes do navio e trabalhadores do porto tiveram muito trabalho para retirar o veículo da água. Foi preciso um guindaste e uma força tarefa que durou mais de uma hora.

A situação causou reclamação em passageiros e trabalhadores que utilizam o transporte fluvial. Eles culpam o governo pela situação precária do porto e da demora na construção de um terminal hidroviário de passageiros e cargas que ofereça segurança à população.

Novo Porto

No sábado, o governador Simão Jatene (PSDB) e o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Alexandre Von, estiveram na cidade, onde assinaram a ordem de serviço para a construção do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém.

A obra, orçada em quase R$ 60 milhões, será na área da antiga Tecejuta e deve ser concluída em agosto de 2019. A nova estrutura vai possibilitar a organização do embarque e desembarque na Orla, que atualmente são feitos no porto improvisado da praça Tiradentes.

Fonte: G1

COMPARTILHE