Início Santarem Obras do projeto Orla de Santarém continuam sendo executadas, apesar da subida...

Obras do projeto Orla de Santarém continuam sendo executadas, apesar da subida do nível do rio

Apesar do aumento no nível do rio continuam em execução as obras do projeto Orla, em Santarém, no oeste do Pará. Para a realização dos serviços, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) acompanham o nível do rio e monitoram a área, junto com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

Cledimar Augusto, engenheiro civil da Seminfra, explicou que as obras são acompanhadas para que sejam executadas de acordo com o cronograma. “A empresa está tomando as medidas necessárias, através da execução de diques (contenção) e montagem das fundações. A empresa já trabalhou em 900 m de extensão de fundações de blocos concretados, da Augusto Montenegro até a Felisbelo Sussuarana e da Vera Paz até a rua Santa Cruz”, ressaltou.

Para esta etapa das obras, o Ministério da Integração Nacional liberou o valor de R$ 21 milhões. “A previsão de conclusão da aplicação do primeiro recurso é até o mês de março. Com 52% das fundações já executadas, a equipe trabalha na montagem das placas, para realizar a quebra do cais antigo e fazer o aterro com pedra, que é a primeira camada do aterro estruturado”, disse o engenheiro.

Segundo Cledimar, com a subida do rio, esse serviço faz com que não ocorram problema com a concretagem. Depois dessa etapa, devem ser feitas uma camada em seixo, outra camada de areia, filtro e posteriormente um solo, para a compactação final da área do muro de contenção.

Fonte:G1

COMPARTILHE